• Entrar
logo

LPS participa da Conferência Internacional Latino-Americana

Entre os dias 16 e 18 de novembro deste ano, a Luta Pelo Socialismo (LPS) participou da Conferência Internacional Latino-Americana – "América Latina em uma tempestade política e social" – convocada pelo Partido Obrero (Argentina) e pelo Partido dos Trabalhadores (Uruguai). A atividade foi realizada em Buenos Aires e contou com a participação de delegações vindas de El Salvador, Nicarágua, Brasil e Paraguai.
Além das delegações presentes, diversas outras organizações enviaram cartas de adesão e apoio à iniciativa, a exemplo do grupo Vilcapaya (Peru); do "Maestr@s de uma proposta educacional", que faz parte do Bloco de Oposição de Esquerda (BOI), da Bolívia; de um grupo camponês da região de Caaguazu, no Paraguai; da TJR (Revolutionary Youth Tendency), Chile; do DIP (Turquia); do EEK (Grécia) dentre outros.

Um dos debates centrais da Conferência foi a ascensão da extrema-direita no Brasil, representada pelas eleições de Jair Bolsonaro. Tal discussão foi feita com mais detalhes durante a mesa-debate “Ascenso de Bolsonaro: aonde vai o Brasil e América Latina", realizada na noite da sexta-feira (19), com a participação da LPS; Jorge Altamira (dirigente do PO); da professora da Universidade Estadual de Campinas, Marly Viana, e do professor da Universidade de Tocantins, Fernando Furquim de Camargo.

Como encaminhamento foram aprovados cinco documentos, dentre eles uma declaração oficial da Conferência, além do chamado às organizações de esquerda e militantes do movimento operário para abrir a discussão sobre a situação política da América Latina no marco de uma ação internacional comum. Como parte dessa tarefa está a convocação de uma nova Conferência Latino-Americana, que deverá ser realizada no Brasil, em junho do próximo ano.

Abaixo o vídeo de abertura da Conferência, bem como os documentos que foram usados como base para as discussões realizadas no último dia – eles deverão passar por uma atualização conforme o que foi aprovado na atividade.

Notícias relacionandas


Topo