• Entrar
logo

Documentário Movidas Pela Fé é exibido na sede do SINDADOS/MG

“Movidas Pela Fé” é o nome do documentário produzido pela Associação Cultural de Luta Popular e Sindical – LPS, com recursos oriundos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que foi exibido na última quinta-feira, 07/03, na Sede do SINDADOS/MG, em Belo Horizonte. O curta foi apresentado, simultaneamente, para os presentes no auditório e através da plataforma Zoom, para todo o Brasil, contemplando o público de diversos estados.

Marcado por muita ancestralidade, fé no divino e no futuro marcado pela sabedoria, resistência e liderança feminina, o filme apresenta a realidade e os prazeres em perpetuar as manifestações culturais de matriz Afro, sobretudo na região nordeste de Belo Horizonte. Para isso, abordou a realidade da Irmandade Estrela do Oriente e das Guardas; da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário; Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu do Reino de Nossa Senhora do Rosário e também da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário do Bairro Alto dos Pinheiros.

Após a mostra, os expectadores, visivelmente emocionados, fizeram uma roda de conversa muito construtiva e cheia de depoimentos marcantes como o da Rainha Conga, Kelly Simone, que abrindo a conversa com uma saudação e um louvor, contou da emoção da fazer parte deste Projeto. Ela ainda engrandeceu a experiência de todos, com as informações de que sua Irmandade está presente no estado desde 1870 e concentrava suas manifestações em Queluz de Minas - que mais tarde viria a se chamar Conselheiro Lafaiete – e que em 1928, a Irmandade passou a atuar em Belo Horizonte, onde se faz presente até então.

A Capitã da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Kelma Gizele, que também enriqueceu o documentário, agradeceu a oportunidade e falou da importância de iniciativas como estas, que evidenciam o papel da mulher à frente de manifestações de fé e cultura tão significativas e embrenhadas na história do Brasil e rogou que hajam mais momentos assim, para celebrar o sagrado feminino e reverberar nossa fé.

Também contamos com o depoimento dos internautas e com a fala das pessoas que trabalharam nos bastidores em todos os momentos, como a coordenadora geral do projeto, Sarah Sarmento, para que um projeto tão significativo se tornasse possível.

Os interessados podem conferir o documentário no canal do Youtube da Associação Cultural LPS, no link:
https://www.youtube.com/watch?v=quiDkWkhCvU

Para mais informações, a LPS está de portas abertas e fica o convite. Siga-nos, contribua, faça parte! @associacaoculturallps

Fotos: iata Anderson D'Gerais

Galeria de fotos


Topo