• Entrar
logo

Sindicatos e Federação cobram limitação de percorrida para carteiros

No dia 24 de abril, a FENTECT (Federação Nacional de Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos) e representantes de seus sindicatos associados se reuniram, via videoconferência, com dirigentes dos Correios para discutir o SD (Sistema de Distritamento) e outras questões de interesse dos trabalhadores, como o cumprimento da limitação da Percorrida do Carteiro Pedestre em até 8 km, conforme determinado pelo Ministério Público Federal, em São Paulo.

Durante a reunião, o Chefe de Departamento DEDIS/DIOPE/CS (Departamento de Coleta e Distribuição/Diretoria de Operações/Correios Sede), Jose Eduardo Lourenço, explicou que foram dadas orientações às Superintendências Estaduais sobre os ajustes operacionais no redimensionamento de carga e sobre a determinação de que não devem ser implantados quaisquer ajustes ou modificações até que sejam feitas as mudanças na percorrida diária dos carteiros. Os dirigentes da FENTECT e demais sindicalistas participantes da reunião não ficaram satisfeitos com as explicações dadas pelos representantes da empresa e denunciaram que várias Superintendências estão descumprindo aquelas orientações sobre o SD. Há denúncias de casos de alguns gestores que estão agindo de forma desrespeitosa com os trabalhadores pedestres, impondo, à força, distâncias superiores aos 8 km de percorrida.

Os dirigentes sindicais também relataram casos de assédio moral contra trabalhadores que questionam a situação de sobrecargas de trabalho e de desrespeito à limitação de percorrida para o carteiro pedestre. Denunciaram a ocorrência das SID’s (Solicitação de Informação e Defesa) direcionadas aos trabalhadores e, também, da troca de distritos e até mesmo de unidade de trabalho como forma de retaliação aos questionamentos dos carteiros.

Considerando que novas reuniões deverão ocorrer e que a situação vivenciada no setor operacional dos Correios precisa mudar para garantir condições adequadas e dignas de trabalho, o SINTETC-PB se une aos demais sindicatos e à FENTECT para cobrar respeito para com os trabalhadores. Queremos prestar à população brasileira serviços postais efetivos e eficientes. Por isso, exigimos o respeito à limitação da percorrida a 8 Km para carteiros pedestres, bem como o estabelecimento de distritos adequados para os demais profissionais da distribuição de cartas e encomendas.

Foto: Correios/Divulgação


Topo