• Entrar
logo

Sob chuva de vaias, Bolsonaro anuncia privatização do metrô de Minas Gerais

O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, visitou, na manhã desta quinta-feira (30/09), a cidade de Belo Horizonte/MG, onde foi recebido por manifestantes com vaias e gritos de “Fora Bolsonaro”. A visita do presidente tem a ver com mais uma tentativa de privatização e entrega de um importante patrimônio público do povo brasileiro, a Estatal CBTU (Metrô de Minas Gerais). 

Com um forte esquema de segurança montado, os manifestantes foram impedidos de se aproximar do local onde estava sendo realizado o discurso entreguista do presidente. Contudo, mesmo com todo aparato, que claramente visava cercear o direito de expressão dos manifestantes, o recado contra a política genocida e de entrega das riquezas do País foi dado. Muitas vaias e gritos por “Fora Bolsonaro” foram entoados e o presidente teve que interromper seu discurso por várias vezes.

O protesto de hoje é um chamado a toda classe trabalhadora e a população em geral para as manifestações, que acontecerão no próximo dia 02/10, em todas as capitais brasileiras e em vários outros países, contra a política genocida do governo, responsável pela morte de quase 600 mil pessoas. 

As Centrais Sindicais precisam ampliar o debate com as categorias, e toda a população, e convocar uma Greve Geral no País para resistir aos ataques deste governo. A política de esperar, apostando todas as fichas nas eleições de 2022, está equivocada. Não podemos esquecer que as próprias eleições gerais já foram ameaçada por diversas vezes pelo governo. Isso sem falar que existe toda uma pressão dos setores da burguesia (partidos, imprensa etc.) para direcionar a insatisfação popular para política de frente ampla, que obviamente não conseguirá resolver os problemas da classe trabalhadora e manterá, na essência, todos os ataques aos direitos do povo. O governo precisa ser derrubado pelas mãos dos trabalhadores.  

A classe operária não pode se deixar enganar com o discurso da frente ampla, que nada mais é do que a defesa dos interesses da burguesia. Trata-se de uma disputa entre os grupos da burguesia para ver quem irá explorar o povo. 

A política de ataques do governo brasileiro segue à risca as “ordens” do imperialismo, principalmente o estadunidense, e só conseguirá ser combatida com uma Frente Única das Forças de Esquerda. Ou seja, a unificação, na luta, das Centrais Sindicais, Partidos de Esquerda, Movimentos Sociais (campo e cidade) e Estudantil com uma política de defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora. 

Fora Bolsonaro e todo seu Governo!

Por uma Frente única das Forças de Esquerda!

Foto: Site/CUT MINAS


Topo