• Entrar
logo

Extinção da BHtrans e os direitos dos trabalhadores

O prefeito de Belo Horizonte - MG, Alexandre Kalil (PSD), entregou neste dia, 15 de julho, um projeto de lei que trata da extinção da BHTrans e cria a Superintendência de Mobilidade, a Sumob, que terá autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia, ou seja, vai poder emitir multas de trânsito, direito que a BHTrans perdeu.]

O projeto cria o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMU) cujo objetivo é fornecer recursos para subsidiar o transporte público. Trata-se de uma forma de aprimorar os mecanismos de repasse das verbas públicas para as empresas privadas enquanto para os trabalhadores da autarquia, o projeto prevê o congelamento do plano de carreiras e o corte de benefícios. Será criado também um PDI (Programa de Demissão Voluntária) e de aposentadoria natural. 

O processo de extinção da BHTrans deverá ocorrer em até 15 anos e serão os trabalhadores que pagarão pela premeditada má gestão da coisa pública com o risco de perder os empregos e os  direitos  conquistados. 
 

Foto: Ramon Lisboa / EM / D.A. Press


Topo