• Entrar
logo

Todos à Plenária Nacional da FENTECT Intercategorias

No próximo dia 02 de fevereiro, às 09hs, na Casa do Trabalhador, sede do Sindicato dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUNB), acontecerá a Plenária Nacional Intercategorias, convocada pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FENTECT). 


Até o momento, 23 sindicatos dos Correios e de outras 13 categorias já confirmaram presença na atividade. O objetivo é tirar encaminhamentos, uma pauta mínima, que unifique as lutas para o próximo período. A proposta é que durante a Plenária seja feito um amplo debate de conjuntura e sobre os ataques do governo contra a população trabalhadora, a exemplo da “Reforma” Trabalhista, da Previdência e as privatizações.


Nos últimos dois anos, principalmente após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula, há um debate entre as maiores categorias, com destaque para as estatais com data-base no segundo semestre, em torno da necessidade de unificar a luta contra os ataques aos direitos dos trabalhadores.


Com o aumento da crise, os monopólios internacionais estão “fechando o cerco” contra os países subdesenvolvidos, aplicando uma cartilha de ataques em todo o mundo. A entrada do governo golpista de Michel Temer fez parte dessas investida e, não por acaso, foi peça fundamental para acelerar uma série de medidas antipopulares, como o congelamento de gastos por pelo menos 20 anos (PEC 55); Reforma Trabalhista; terceirização irrestrita etc. Isso sem falar na tentativa frustrada de impor a Reforma da Previdência, barrada pela mobilização dos trabalhadores.


Agora, com a eleição do representante da extrema-direita, Jair Bolsonaro, essa agenda está sendo intensificada. A Reforma da Previdência deverá ser piorada em relação ao governo anterior e, atendendo aos interesses do imperialismo, principalmente o norte-americano, o novo presidente acabou de garantir, em Davos, na Suíça, um “novo Brasil”, ou seja, se comprometeu a entregar todo o patrimônio público brasileiro através das privatizações das principais estatais como a Eletrobras, Correios, Petrobrás etc. Em pouco mais de 20 dias, o “novo” governo já conseguiu aprovar uma série de medidas contra o povo, algumas já publicadas no Diário Oficial da União, como a Reforma na Educação e a divisão de terras indígenas.


É preciso agir com rapidez e muita seriedade diante do aprofundamento dos fatos. O momento exige uma resposta imediata.


É importante salientar que a participação dos trabalhadores de base nesta Plenária é de fundamental importância para pressionar a burocracia sindical que está paralisada. Portanto, companheiros, você que vai participar e ainda não ligou para o Sindicato, confirmando sua presença, faça-o imediatamente, passando o seu nome completo e RG (identidade).


Diante desse cenário, o SINTECT-MG, enquanto representação dos trabalhadores dos Correios de Minas Gerais; o SINDADOS-MG (sindicato dos trabalhadores em Processamento de Dados); diretores do SINDIBEL (servidores municipais de Belo Horizonte) e a corrente política Luta pelo Socialismo (LPS) conclama todas as Centrais Sindicais; Federações de Trabalhadores das Estatais e Serviços Públicos; sindicatos; movimentos sociais e estudantis a integrarem-se à Plenária Intercategorias, que ocorrerá nos dias 02 e 03 de fevereiro, em Brasília. O momento é de unificação de todos os movimentos pela base, sejam eles operário, estudantil, sociais, culturais etc. É preciso dar um basta nessa ofensiva imperialista, responsável pela miséria mundial.

Não à privatização das estatais!

Não às Reformas Trabalhista e Previdenciária!

Unificar os trabalhadores na Luta!
 


Topo